Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Já experimentou??? "Coquille-de-Saint-Jacques"


Imagem: http://www.acuisiner.com/images/recipes_from_inet/000000/20000/2000/700/70/5/coquilles-st-jacques-au-beaujolais.jpg

A primeira vez que experimentei essa maravilhosa iguaria, foi em uma aula com o Chef Luca Bahia de Mascarenhas, fizemos todos juntos (eu, ele e outros alunos)o jantar, e nossa entrada eram desses coquilles St. Jacques, nossa não tenho explicação para o sabor, é algo simplesmente maravilhoso, a primeira vista não tão apetitoso pois a aparência não me agradou muito, mas quando é levado a boca, é perfeito! Pena que como é uma iguaria relativamente cara (por volta de R$90,00 o quilo aqui em BH) eu so pude me desfrutar de duas míseras unidades, míseras sim porque eu teria comido umas 30 unidades daquelas!!! Mas só digo uma coisa, se você nunca provou, proveeeeeee e se delicie, ai sim vai entender o que estou dizendo!!!

A esplêndida coquille-de-saint-jacques (Pecten Maximus) é apanhada nas águas relativamente profundas do Atlântico leste da Noruega até o sul da Espanha e também perto dos Açores. Este marisco é coletado à mão por mergulhadores que escolher as maiores vieiras disponíveis para conseguir o melhor valor de mercado. Também é possível encontrar vieiras dragadas, que costumam ser muito baratas porque são de tamanho variável e podem conter areia e cascalho por causa do processo de dragagem.
Passada na frigideira para ficar tostoda por fora, mas praticamente crua por dentro, a coquille-de-saint-jacques é um marisco extremamente saboroso e literalmente derrete na boca.

Popular tanto na cozinha clássica quanto na comtemporânea, entre as receitas de dar água na boca estão as divinas coquilles St. Jacques a la Parisienne e vieiras torradas em beurre blanc de açafrão. (Seafood Training School)

Sabor: Adocicada, suculenta e deliciosa, o sabor intenso da carne adquire um gosto de nozes quando tostada na manteiga. Para preservar a textura delicada, não se deve deixar passar do ponto.


Fonte:
* 1001 comidas para se provar antes de morrer/ editora geral Frances Case; prefácio de Gregg Wallace. - Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário